quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Cosern promete atender pedido da STVBrasil para retirada de poste e garantia de acessibilidade às pessoas com deficiência

Há alguns dias a Cosern instalou dois novos postes na calçada da rua Cônego Lustosa, ambos em locais que inviabilizam ou dificultam a acessibilidade às pessoas com deficiência.

Após pedido da STVBrasil - Sociedade Terra Viva a Cosern retirou um dos postes e pediu prazo para retirada do outro.

Trajetória
A Sociedade Terra Viva atua na defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência já há alguns anos, através de sua assessoria jurídica e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São José de Mipibu. São oferecidos atendimento com orientações jurídicas e sociais, acompanhamento de demandas, encaminhamento à rede pública de atenção e atuação no controle social das políticas públicas.

Em 2016, por iniciativa da Sociedade Terra Viva, uma proposta de
alteração da Lei do IPVA, estendendo o benefício da isenção do imposto à todas as pessoas com deficiência, foi levada à Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB. A proposta foi discutida e apresentada à Deputada Cristiane Dantas (PCdoB), que encaminhou à Assembléia Legislativa, onde encontra-se em tramitação.

Para a diretora executiva da STVBrasil, advogada Conceição Barbosa, com larga experiência de atuação no trabalho junto às Pessoas com Deficiência, "Este é um caso que merece ser tomado com exemplo do que não se deve fazer. A Lei 13.146 de 2015, lei brasileira de inclusão da Pessoa com Deficiência, é enfática e tem como objetivo 'assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania'. E, somos todos responsáveis pelo cumprimento da lei. Quando alguém impõe proibições às pessoas com deficiência, seja do direito de ir e vir livremente, seja de atendimento prioritário ou do acesso aos bens e serviços da comunidade, incorre em flagrante violação do artigo 4o do Estatuto, que diz que 'Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.' Portanto, é dever de todos garantir acessibilidade à todas as pessoas com deficiência. Entendemos que todos devem ter seus direitos respeitados e nós, que fazemos a Sociedade Terra Viva, estaremos ao lado de todas as pessoas com deficiência em todas as vezes que tiverem violados seus direitos.

Segue, abaixo, a resposta da Cosern.
--------------------------------------------
Prezado cliente,

Após análise de viabilidade técnica e dos  procedimentos e normas regulatórias e de segurança para deslocamento do referido poste,
informo-lhe que este será retirado até 31/03/2017.

Atenciosamente,

Unidade de Ouvidoria

Cosern - Grupo Neoenergia

Fuzileiros Navais abrem inscrições para jovens de 18 aos 21 anos e segundo grau


O Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais publicou no dia 09 de fevereiro o edital de convocação para o Concurso de Admissão às turmas I e II de 2018 do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais. As inscrições para as 1.300 vagas estarão abertas entre os dias 2 e 30 de março e podem ser realizadas pelo site www.mar.mil.br/cpesfn, no link “concursos”, ou presencialmente, nos endereços listados no edital.

Entre os principais requisitos para inscrição estão: ser brasileiro do sexo masculino, com idade de no mínimo 18 e no máximo 21 anos em 1º de janeiro de 2018, e ter o ensino médio completo.


No momento da inscrição, o candidato poderá optar para concorrer às vagas dos seguintes locais para servir inicialmente: Unidades da Marinha no Rio de Janeiro - RJ, Unidades da Marinha em Brasília - DF, Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande - RS, 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas em Manaus - AM, 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas em Belém - PA, Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário - MS, Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal – RN, Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador - BA e Batalhão de Defesa NBQR de Aramar - SP (a distribuição das vagas ocorrerá de acordo com as necessidades da Administração Naval).


O curso de formação terá a duração de 17 semanas e será realizado em órgãos de formação do Corpo de Fuzileiros Navais no Rio de Janeiro e em Brasília, em regime de internato e dedicação exclusiva até o dia da formatura.

A primeira etapa do processo seletivo consiste em um exame de escolaridade, com provas de Português e Matemática, a ser realizado no dia 30 de maio. Os aprovados na etapa inicial passarão ainda por verificação de dados biográficos e documentos, teste psicológico, inspeção de saúde e teste de suficiência física.


Durante o curso, além de serem proporcionados alimentação, uniforme e assistência médico odontológica, o Recruta Fuzileiro Naval perceberá remuneração atinente à sua graduação, como ajuda de custo para suas despesas pessoais.
_______________________________________________
Fonte: https://www.marinha.mil.br/cgcfn/?q=node/292
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009