quarta-feira, 19 de agosto de 2015

CONVITE




























Reativação do RN Criativo acontece próxima terça-feira (25.08)
O projeto Incubadora RN Criativo será reativado efetivamente próxima semana, em uma solenidade que acontece terça-feira (25.08) às 10h, na sede do RN Criativo - Solar João Galvão – Av. Câmara Cascudo, 431- Cidade Alta.
A solenidade contará com a presença do Governador do Estado, Robinson Faria, o Diretor da Fundação José Augusto, Rodrigo Bico, representantes da Secretária de Politicas Culturais e do MINC, Georgia Haddad Nicolau e Guilherme Varela, além de outras autoridades politicas e institucionais parcerias do projeto.
RN Criativo
Coordenado pela Fundação José Augusto, o projeto RN Criativo foi iniciado em maio de 2014, mas devido a dificuldades admistrativas da gestão passada, teve seu funcionamento limitado e suspenso por seis meses. A atual gestão da Fundação José Augusto, dirigida por Rodrigo Bico, e o Governo do estado se empenharam em solucionar os entraves administrativos e reativar plenamente o projeto, o que aconteceu no inicio do mês de agosto deste ano.
A Incubadora RN Criativo vai atuar em todo estado de Rio Grande do Norte, dando suporte as Casas de Cultura Popular e outros agentes culturais do estado. É uma parceria entre o Ministério da Cultura e da Fundação José Augusto.
Em Natal, o escritório funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 14h00, oferecendo cursos de formação e consultoria a agentes culturais. A equipe de profissionais é composta por agentes administrativos, agentes territoriais, assessor de comunicação e marketing, coordenadores de articulação, de capacitação/formação, de empreendedorismo e inovação, e um coordenador técnico de gestão.
Projeto Brasil Criativo
As Incubadoras são centros de formação, capacitação, fomento e promoção à economia criativa nas suas diversas áreas de atuação. O projeto Brasil Criativo foi criado para promover o compartilhamento de experiências e fortalecimento de redes e coletivos criativos, tendo como norte a interação multissetorial entre empreendedores criativos e instituições parcerias que reúnem secretarias de governos, bancos, universidades, Sistema S e sociedade civil.
As Incubadoras Brasil Criativo ofertam gratuitamente aos agentes culturais cursos e consultorias, planejamento estratégico, assessoria contábil, jurídica, elaboração de projetos e captação de recursos. As atividades são desenvolvidas por equipes locais, em diálogo com as potencialidades criativas de cada região.
São parceiros do programa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, Ministério do Turismo, as secretarias estaduais e municipais de Cultura, secretarias de Desenvolvimento Econômico, Sistema S, Bancos e Universidades.
A Economia Criativa reúne em torno de vinte setores da nova economia e que atualmente são os que mais crescem e geram emprego no mundo, com base em um processo criativo e de inovação, que agrega valor a produtos e serviços, gerando riqueza cultural e econômica. A Rede Incubadora Brasil Criativo visa potencializar os empreendimentos nesses setores, posicionando a cultura um dos principais eixos estratégicos de desenvolvimento do país.
Secretaria de Políticas Culturais faz a gestão dos projetos
A Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do MinC tem como funções subsidiar e coordenar a formulação, a implementação e a avaliação das políticas públicas do Ministério. O trabalho é desenvolvido articulando os Ministérios da Educação e da Comunicação, de forma a integrar as políticas públicas de cultura, de educação e de comunicação nos âmbitos federal, estadual, distrital e municipal.
Além de coordenar a implementação, o monitoramento e a avaliação do Plano Nacional de Cultura (PNC), subsidiar a elaboração de atos para aperfeiçoar a legislação cultural; coordenar, implementar e gerenciar o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC).
Atualmente a Secretaria de Políticas Culturais (SPC) é responsável pela coordenação das incubadoras do projeto Brasil Criativo.
Serviço:
Solenidade de reativação RN Criativo
Data: terça-feira (25.08).
Local: RN Criativo – Solar João Galvão – CEDOC
Av. Câmara Cascudo, 431 – Cidade Alta
______________________________________
Fonte: Assessoria de Comunicação do RN

terça-feira, 18 de agosto de 2015

STVBrasil divulga relatório de atividades do I semestre/2015

A STVBrasil - Sociedade Terra Viva, organização não governamental e sem fins lucrativos, divulgou esta semana o seu relatório semestral de atividades, referente ao primeiro semestre de 2015.

O relatório reflete as atividades realizadas no período de janeiro à junho de 2015, nas áreas social, jurídica e saúde preventiva.

Durante os seis primeiros meses de 2015, foram realizados 272 atendimentos pra 196 pessoas. Através do Centro de Referência em Direitos Humanos foram atendidas 122 pessoas e pelo Programa Educação para a Vida foram atendidas 74 pessoas, no conjunto de atividades desenvolvidas pela STVBrasil, distribuídos conforme demonstrado a seguir.

Pelo Centro de Referência em Direitos Humanos foram atendidas 105 moradores de São José de Mipibu, 6 moradores de Nísia Floresta, 3 moradores de Georgino Avelino, 3 moradores de Natal, 2 moradores de Arês, 2 de Canguaretama e 1 da cidade de Souza, Paraíba.

Entre os moradores de São José de Mipibu, atendidos pelo Centro de Referência em Direitos Humanos, tivemos 62 moradores do Centro, 19 moradores do Pau Brasil, 12 de Laranjeiras do Abdias, 8 do Bairro Novo e 4 moradores de Laranjeiras dos Cosmos.

De acordo com os dados do relatório, a distribuição por faixa etária da população atendida pelo Centro de Referência em Direitos Humanos contou com 29 pessoas atendidas com idades entre os 18 e 30 anos, 34 pessoas com idades entre os 31 e 40 anos, 26 pessoas entre 41 e 50 anos, 22 pessoas entre os 51 e 60 anos e 11 pessoas com idade superior aos 60 anos.


Os dados correspondentes aos usuários crianças e adolescentes não são apresentados no relatório em razão do atendimento ser efetivado através dos pais ou responsáveis, seus representantes legais.

Quanto aos processos judiciais, os dados revelam que foram ajuizadas, em 2015, 12 ações cíveis e 9 trabalhistas, em varas respectivas.

A STVBrasil, através de seu Núcleo de Mediação de Conflitos, projeto pioneiro desenvolvido por uma ONG no estado, que tem como objetivo oferecer à população uma nova proposta de resolução dos conflitos em casos que são passíveis de mediação, realizou 17 seções de mediação. Tendo, nestes casos, obtido a resolução de 11 deles.

Para a diretora executiva da STVBrasil, Conceição Barbosa, "A mediação vem dando bons resultados, oferecendo à população uma oportunidade de se conseguir resolver muitos de seus problemas. Através da mediação as partes podem chegar a um acordo e encontrar uma solução amigável, que poderia demorar anos em verdadeiras batalhas judiciais. Através da mediação todos ganham!"

Durante o primeiro semestre de 2015, a STVBrasil se fez presente em 25 eventos, 2 locais e 23 em nível estadual, sejam eles reuniões, conferências, manifestações e outras atividades para as quais a instituição é convidada a participação.

No Programa Educação para a Vida, que desenvolve ações com palestras, oficinas pedagógicas e práticas sobre direitos humanos, meio ambiente, prevenção de doenças, controle social das políticas púlbicas, combate a corrupção e cultura, foram atendidas 74 pessoas e distribuídos 2.960 preservativos.

No desenvolvimento de suas atividades a STVBrasil - Sociedade Terra Viva conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São José de Mipibu e do Programa Estadual de DST AIDS HV RN.

Assessoria de Comunicação
STVBrasil
Sociedade Terra Viva
14 anos de luta em defesa dos direitos de nossa gente!

domingo, 16 de agosto de 2015

Manifestação pedindo o impeachment da presidente Dilma parou Natal.

O movimento pelo impeachment da presidente Dilma começou por volta das 14 horas, em Natal, RN, concentrado na frente do Shopping Midway Mall, na avenida Salgado Filho.

O movimento literalmente fechou a avenida Senador Salgado Filho e saiu em direção à zona sul da cidade.

Milhares de pessoas de várias idades e partidos políticos se juntaram para, entre outros protestos, parabenizar o juiz Sérgio Moro pela atuação na operação Lava Jato e prisão dos corruptos. Também se ouviam homenagens à Polícia Federal.


O grito maior e constante ficou por conta do FORA DILMA, LULA E O PT. Entraram nos alvos dos protestos os deputados Fernando Wanderley (também conhecido como Mineiro) e a senadora Fátima Bezerra, ambos do PT.


A manifestação continua e segue em direção à zona sul, com milhares de pessoas, carros de som, cartazes, faixas, camisetas e grande diversidade de representações.


Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009