quinta-feira, 19 de julho de 2012

EQUÍVOCO OU PROMESSA DE VIOLAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

A coligação Todos por Mipibu apresentou plano de governo onde promete promover a "realização e organização de festas religiosas", o que é expressamente proibido pela Constituição Federal, conforme preconiza o Artigo 19, que nos ensina:

"Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;"

E a pergunta que se lança sobre os eleitores é: Trata-se de um equívoco ou uma promessa de violação da Constituição Federal?

Os representantes da coligação precisam esclarecer tal informação constante do plano de governo.

O Mipibuense convida e abre espaço para que a assessoria ou os próprios candidatos da coligação possam se manifestar sobre o assunto.
.
.. 

quarta-feira, 18 de julho de 2012

TRANSPARÊNCIA

Há alguns meses a STVBrasil, seguindo as orientações da Lei do Acesso a Informação, encaminhou solicitação à Câmara Municipal da prestação de contas dos gastos com o Projeto Câmara Cultural. O documento formal foi protocolado junto a Câmara com cópia encaminhada ao Ministério Público Estadual.

Passados meses da solicitação nenhuma resposta foi apresentada até a presente data. Ante o silêncio da edilidade a STVBrasil vai publicar o documento na íntegra e pedir as providências legais cabíveis contra os responsáveis pela omissão e descumprimento da lei.

Afinal, a lei é para ser cumprida ou rasgada? Se as autoridades não respeitam a lei, que exemplo estão dando aos cidadãos?
.
..

De planos de governo

Por Perceval Carvalho*


Ler os planos de governo apresentados neste pleito eleitoral é uma verdadeira viagem pelos picadeiros circenses que tanto animaram as populações do interior.

Meu irmão e minha irmã leitores, quando falo em picadeiros me refiro não aos grandes empreendimentos nacionais e internacionais, mas aquelas empanadas que tanto víamos passar por nossa São José de Mipibu de outrora. É, aquelas onde as estrelas se empavonavam para fazer nossa gente rir e, com bolinhas vermelhas no nariz, brincavam apresentando um texto tantas vezes repetidos e recheados com as mesmas velhas piadas.

Ler os tais planos de governo é deparar-se com verdadeiras pérolas que passaremos a comentar paulatinamente até o final desta eleição, aqui nO Mipibuense. Isto é, se este Blog também não vier a ser fechado por um político inescrupuloso "fraco, medroso e medíocre" com medo de um lunático e fanático fundamentalista.

Mas, para não cansar nossos caríssimos leitores, vamos à nossa viagem pelos mal fadados planos de governo.

O grande José Saramago nos ensina que "Aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito, é uma tentativa de colonização do outro." E o que vemos neste momento em São José de Mipibu é, nada mais, do que a tentativa de convencimento do eleitorado, a apresentação de propostas que nada têm a ver com a conduta dos proponentes. Que nem na forma e nem tampouco no conteúdo os planos de governo se aproximam da práxis dos seus supostos autores. Supostos com toda a propriedade, tendo em vista que todos, sem exceção, os planos propõem o que não será feito. Além daqueles que já vieram prontos de outros lugares, ou melhor, no formato control C e control V.

Em uma democracia de verdade seria inconcebível a candidatos a confecção de um plano de governo, diga-se de passagem que vai influir na vida de milhares de cidadãos e cidadãs por quatro anos, sem a participação popular. Ou seja, um bom plano de governo carece de debate no meio popular, da oitiva da população e, em sua essência, deveria espelhar as reflexões oriundas do mais íntimo de um povo. As soluções para os seus problemas mais urgentes.

Todavia, basta uma rápida e superficial leitura, para se perceber que não é isso que se vê registrado nos planos de governo. Nenhum deles foi construído com a participação popular. Em linhas gerais, o povo não foi ouvido. E tem até quem reconheça o autoritarismo e afirme que seu plano foi feito mais para atender as exigências da lei do que os anseios da população.

Há de tudo nos planos de governo. Mas um olhar apurado e crítico revela que não existe realidade nos mesmos.

Há quem afirme, em plena campanha eleitoral, que vai criar tarifas para pequenas e novas empresas. Um verdadeiro suicídio eleitoral. Fala-se em criação de parque municipal como quem faz cuscuz, sem qualquer conhecimento sobre o que fala.

Nenhum plano aprofunda qualquer tema. Sempre se trata de forma superficial. Nenhum deles informa como e nem quando será concretizada qualquer proposta e tem até quem apresente proposta para os próximos cinco (05) anos, quando se sabe que não haverá prorrogação de mandato e o governo eleito, obrigatoriamente, terá que cumprir com as promessas em quatro (04) anos.

Nenhum candidato diz como e quando terá cumprida qualquer das propostas. A linguagem é padronizada: "... criação, implantação, melhorar ..." Nada de concreto se coloca. O pouco que se vislumbra de forma clara é a criação de órgãos, mas, seguindo a mesma tônica, sem que e nem para que. Como se criar uma secretaria fosse mais importante do que criar políticas públicas reais. Uma verdadeira afronta ao cidadão e cidadã provido de intelecto.

Hoje ficamos por aqui. Nos próximos dias adentraremos mais a fundo no que se ousou chamar de planos de governo, no intuito de levar ao eleitor e eleitora uma análise crítica sobre os bastidores da política local.
.
..

terça-feira, 17 de julho de 2012

CANDIDATO COPIADOR

Gente, vocês acreditam que tem candidato que copiou textos de outras pessoas e divulgou como sendo seus em seu plano de governo?

Isso é uma vergonha!

Um candidato que não tem capacidade de fazer um plano de governo e precisa copiar textos de outras pessoas e mentir para o eleitorado fingindo ser o que não é será capaz de governar uma cidade?

Vamos entregar a cidade a esses falazes?

Já não bastava a dondoca embriagada discursando e lendo um papel segurado pela  mãe?

Assim já é de mais....

Vamos esperar que o copiador se apresente e peça desculpas ao povo. Se não o fizer iremos divulgar seu nome e tirar sua máscara.

Aguardem novidades. Estamos de olho!


segunda-feira, 16 de julho de 2012

domingo, 15 de julho de 2012

ANIVERSÁRIO

A noite desse sábado, 14, foi toda especial para os familiares da jovem e futura engenheira e advogada Brenda Lívia.



















Brenda Lívia comemorou seu aniversário no Hotel Serrano da cidade de Martins, RN.



















O Mipibuense deseja felicidades à aniversariante.
.
..
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009