sábado, 26 de novembro de 2011

VIOLÊNCIA EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Notícias nos chegam informando que o nosso querido amigo Macedo, proprietário do Restaurante do Macêdo, há pouco, teria sido vítima de um assalto em seu estabelecimento, tendo sido alvejado por disparos de arma de fogo.

Estamos buscando mais informações sobre o caso para publicação em breve.
.
..

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PLANTÃO TERRA VIVA

A STVBrasil - Sociedade Terra Viva estará realizando mais um Plantão Terra Viva, neste sábado, 26, a partir das 08 horas, em sua sede na Rua Cônego Lustosa, 156, Centro, São José de Mipibu.

Se você tem alguma dúvida sobre os seus direitos venha conversar com a assessoria jurídica da STVBrasil.

Paralelamente estará sendo servido o Café da Manhã com Cidadania para todos e todas que comparecerem.

STVBrasil
Sociedade Terra Viva
10 anos de luta em defesa dos direitos da nossa gente
.
..

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

STVBrasil participa de reunião com a Ministra do Meio Ambiente

Mais um dia de trabalho em Brasília, DF, para a representação da STVBrasil.

Nesta quinta-feira, 24, pela manhã aconteceu reunião da Rede de ONG da Mata Atlântica (RMA), que reuniu representações de ativistas ambientalistas de várias partes do Brasil.



No primeiro momento, participaram da reunião representantes da organização alemã GIZ e da empresa brasileira Boticário para tratar de apoios para atividades relacionadas ao bioma Mata Atlântica no Brasil e logo depois aconteceu reunião da coordenação geral da RMA com elos estaduais.

Ao meio dia os ativistas seguiram para o Senado Federal, Comissão de Meio Ambiente, onde realizaram protesto contra a flexibilização do Código Florestal Brasileiro e entregaram simbolicamente o prêmio Moto Serra ao presidente da Comissão. Na manifestação, que foi alvo da grande mídia brasileira, somaram-se aos ambientalistas estudantes da UNB e outros movimentos populares.



Na tarde os representantes da RMA reuniram-se com a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, no Ministério do Meio Ambiente e pediram o empenho da ministra na luta em defesa do meio ambiente e pela não flexibilização do Código Florestal.


Ao final do dia, após o jantar, a sensação do dever cumprido, uma saudável conversa com a Irmã Ediglê sobre a vida religiosa e o agradecimento pela acolhida e carinho de todas as irmãs que integram a Casa das Irmãs Salesianas do Sagrado Coração.


"O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis." (José Saramago)
..

STVBrasil doa prêmios para concurso da mais bela estudante do Pau Brasil


A STVBrasil - Sociedade Terra Viva doou dez prêmios para as mais belas jovens do Pau Brasil. A ação integra o conjunto de atividades da Escola Clóris Trigueiro e tem como objetivo fomentar boas práticas estudantis e elevar a auto estima das jovens escolares.


O evento aconteceu no dia 04 de novembro e contou com forte participação da comunidade.


Muita beleza marcou o concurso e mais uma vez fica provada a beleza de nossas jovens.


A comissão julgadora teve dificuldades para escolher...


Parabéns à todas as concorrentes e à equipe organizadora pelo belo trabalho.

A STVBrasil - Sociedade Terra Viva conclui, assim, mais uma de suas ações de parceria para melhoria da qualidade de vida de nossa gente, nosso povo e convida o empresariado local, governos e pessoas físicas comprometidas com a luta por um futuro melhor a se juntarem nesta luta que é de todos. Você também pode ajudar!

STVBrasil - Sociedade Terra Viva
Tel: (84) 32733980
Rua Cônego Lustosa, 156, Centro, São José de Mipibu.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Representante da STVBrasil está em Brasília realizando articulações para defesa dos direitos e melhoria da qualidade de vida do povo mipibuense

Esta quarta-feira foi de muito trabalho para o representante da STVBrasil, diretor administrativo Perceval Carvalho, que se encontra em Brasília realizando articulações entre órgãos de governo, Câmara Federal, Senado Federal e sociedade civil organizada.

No início da manhã o representante da STVBrasil participou de reunião na Câmara federal, juntamente com ambientalistas de várias partes do Brasil e de outros países, onde conseguiram retirar da pauta proposta de projeto de lei que retirava competência do IBAMA para o licenciamento ambiental. 


Em seguida, seguiram para o Senado Federal, onde a Comissão de Meio Ambiente discutia as alterações ao Código Florestal brasileiro e o segmento ruralista impunha sua flexibilização do mesmo.




Lamentavelmente, as pressões da bancada ruralista, após acordo efetivado pelo Senador Jorge Viana (PT), a proposta foi aprovada e seguirá para o plenário do Senado, de onde deverá retornar para a Câmara Federal, em razão das alterações promovidas.

Em seguida, foi recebido pelo Senador da República Paulo Davim (PV-RN), um dos principais apoiadores da causa ambientalista no Senado.




No início da tarde, o encontro foi o representante da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República Igo Martini, com quem tratou dos problemas envolvendo a liberdade de expressão, homofobia, fundamentalismo e comemorações do Dia Municipal de Luta em Defesa dos Direitos Humanos em São José de Mipibu e foi formalizado pedido de observador especial para acompanhar a realização da Semana dos Direitos Humanos 2011.




Ainda no turno da tarde foi mantido contato com o Deputado Federal Jean Wyllis (PSOL-RJ), quem confirmou seu apoio ao Movimento Ambientalista e também a luta pelos direitos humanos.




No início da noite o encontro foi com o Presidente da ABLGT, Toni Reis,




quem assumiu o compromisso de empreender todos os esforços junto a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República no sentido de viabilizar um observador especial para acompanhar a Semana dos Direitos Humanos em São José e Mipibu.

Pelos corredores da Câmara e do Senado, entre uma atividade e outra, encontros com velhos amigos. A ex-senadora Benedita da Silva


e o sociólogo potiguar e correspondente em Brasília Robson.



(Imagens de Ednaldo Vieira)
.
..

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Das coisas ruins da prefeitura que pouca gente sabe...

Nesta terça-feira, 22, a secretaria da STVBrasil entrou em contato com um cidadão que está sendo acompanhado pela assessoria jurídica da STVBrasil em ação judicial que obrigou a prefeitura a comprar seu medicamento que custa muito caro e o mesmo não tem condições de comprar.

Em conversa com o cliente recebemos a informação de que o mesmo esteve na prefeitura e foi informado de que a prefeita havia dito que não tem dinheiro para comprar o medicamento.

Gente, isso é uma vergonha! Um mipibuense correndo risco receber uma resposta dessas da prefeitura? Onde é que estamos? A prefeita recebe todos os meses cerca de doze mil reais (R$ 12.000,00), pagos pelo povo e, inclusive, por este cidadão que neste momento agoniza física e psicologicamente, dizer que não tem dinheiro para pagar o remédio deste pai de família?

Melhor seria que entregasse o cargo, renunciasse ou que a Câmara Municipal, através de um vereador ou vereadora de coragem, que não seja "fraco, medroso e medíocre" como os chamou o padre local, entrasse com pedido de impeachment. Quem sabe assim tomasse vergonha e voltasse para o lugar de onde nunca deveria ter saído.

A STVBrasil - Sociedade Terra Viva já está fazendo a sua parte. Quem de nós (vereadores, deputados, candidatos, religiosos, etc...) vai falar em apoio a este pobre homem? Quantas caminhadas de desagravo pela violação dos direitos deste cidadão serão feitas? Quantos sermões serão ouvidos nos templos?

Fica com vocês minha irmã, meu irmão, leitores, livres e libertos, a análise crítica desta realidade.

"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam." ( Bernard Shaw )
.

Das coisas boas da STVBrasil que pouca gente sabe

Entre as tantas coisas boas feitas pela STVBrasil - Sociedade Terra Viva em nosso estado estão conquistas importantes que pouca gente sabe, mais pelo cunho do trabalho voluntário da instituição e menos pelo interesse de marketing institucional.

Todavia, estando em Brasília e conversando com colegas que participam das comemorações da Semana da Mata Atlântica, fomos surpreendidos com a pergunta "Porque vocês não divulgam esses resultados?" Pergunta que nos chamou atenção e motiva este texto.

Esta semana, entre tantas outros resultados positivos conquistados pela STVBrasil - Sociedade Terra Viva em benefício das pessoas mais humildes, temos o caso de um cidadão, que por questões de ética chamaremos apenas de José, que há algum tempo nos procurou informando que alguém teria se utilizado de seus documentos para fazer compras em seu nome em várias lojas, deixando-lhe com vários débitos que sequer tinha conhecimento dos mesmos.

Pois bem, irmãs e irmãos leitores, a STVBrasil atendeu o senhor José e ajuizou ação no Juizado Especial para impedir que este cidadão fosse obrigado a pagar uma conta que não é sua e tivesse seu nome negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito (SPC / SERASA). Primeiramente esclarecer que o apoio da STVBrasil garante ao senhor José o acesso gratuito a Justiça e também que esta semana a Justiça determinou que a empresa que estava lhe cobrando retirasse seu nome de qualquer cadastro negativo, impondo, inclusive, multa em dinheiro caso não limpe o nome do senhor José em curto prazo. Ou seja, o senhor José, que estava sem poder fazer compras no comércio em razão da negativação de seu nome, agora já poderá exercer seu direito de consumidor e comprar livremente onde bem entender.

Ressalte-se que o processo está em curso e que a empresa ainda poderá pagar indenização ao senhor José pelos danos morais que causou.

Como este caso existem tantos outros já resolvidos e em curso, apoiados pela STVBrasil.

Este é o nosso trabalho! Esta é a nossa luta!


Sociedade Terra Viva: 11 anos de luta em defesa dos direitos do nosso povo.
.

STVBrasil participa da Semana da Mata Atlântica em Brasília

A STVBrasil - Sociedade Terra Viva participa das comemorações da Semana da Mata Atlântica, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, em Brasília - DF.


O evento acontece no Superior Tribunal de Justiça, tendo como tema "A Mata Atlântica no Ano Internacional das Florestas" e contando com a participação de governos, ONG, instituições internacionais e ativistas do Brasil e do mundo.


Neste momento profere palestra o Senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal. Em sua fala o senador afirmou que nestas quarta e quinta-feira o Senado Federal estará aprovando boas propostas de alterações ao Código Florestal.
.

domingo, 20 de novembro de 2011

Agradecimento

Por Perceval Carvalho

Os centenas de voluntários da STVBrasil - Sociedade Terra Viva e os seus milhares de usuários e usuárias agradecem o apoio da prefeita Norma Ferreira e de toda a Câmara dos vereadores de São José de Mipibu pela destinação dos dez mil reais (R$ 10.000,00) no orçamento municipal para as atividades da entidade no exercício 2012.

Para além do agradecimento puro e simples, os voluntários pedem que a senhora prefeita e os senhores vereadores e vereadoras mostrem que não são "fracos, medrosos e medíocres" (como afirmou alguém em momento de crise) e façam esse dinheiro chegar aos milhares de mipibuenses que precisam de ajuda e procuram os serviços da STVBrasil - Sociedade Terra Viva.

É preciso que os recursos que foram alocados no orçamento para apoio à outras entidades mipibuenses também cheguem as mesmas. Pois, são trabalhos voluntários importantes para a construção de um futuro melhor para nossa gente, nosso povo. Exemplos como das irmãs do Abrigo Anísia Pessoa precisam de investimento local significativo para que possam ter continuidade e qualidade. Isto sem falar de tantas outras instituições que trabalham em nossa cidade e promovem a melhoria da qualidade de vida da população, principalmente as pessoas mais humildes.

Tentar demonizar trabalhos de tão relevante importância e jogar na vala comum histórias e exemplos dignos de vida é, no mínimo, um atentado contra os princípios da família mipibuense e a própria história desse povo. Quem assim age não é digno de nosso respeito.

Somos todos um só povo! O povo mipibuense. Com nossas virtudes e fraquezas. Somos o resultado de nossas ações e palavras, nossos gestos.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." (Chico Xavier)

APÓS DENÚNCIA DO MIPIBUENSE PREFEITA MANDA TAPAR BURACOS DA ENTRADA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Após receber a denúncia publicada aqui nO Mipibuense, há alguns dias, a prefeita tomou chá de vergonha e mandou sua e-quipe tapar os buracos histórica e estrategicamente localizados na entrada de São José de Mipibu, no cruzamento da Rua João Tibúrcio com BR 101.


Parabéns prefeita, pela iniciativa. Agora, aceite uma sugestão e mande fazer o capeamento asfáltico. Caso contrário as primeiras chuvas que São Pedro enviar vai ressuscitar todos os buracos.
.

Entenda a luta ambientalista contra a instalação da Usina Belo Monte

Entenda o problema.


Agora decida!
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009