sexta-feira, 24 de junho de 2011

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Depois irão dizer que isso é coisa da oposição.

Li, há poucos, em um blog local, que há alguns dias aconteceu uma conferência de saúde na comunidade de Manimbú e que lá foram levantados alguns problemas das comunidades mipibuenses que serão levados à conferência estadual de saúde e depois à conferência nacional de saúde para possivelmente ser resolvidos.

Ora, meus irmãos e irmãs leitores e leitoras, quando vos digo que existem pseudo-conselhos e que neles só tem tem lagartixas, alguém sempre sai em defesa da turma da girô.

Quem, de bom senso, vai crer que os problemas da saúde pública de São José de Mipibu, que não foram resolvidos porque temos um governo sem vergonha na cara e uma meia dúzia de gente ruim ocupando cargos e aviltando os direitos de mais de quarenta mil pessoas, vão ser resolvidos pela presdidente Dilma?

Quem, de sã consciência, vai acreditar que uma incompente passou sete anos sugando o parco dinheiro público para deixar o povo mipibuense sem saúde e sendo ninada por uma dúzia de parasitas lagartixas, vai ter moral para mandar a presidente Dilma resolver o caos que se instalou na saúde em São José de Mipibu?

Quem de nós, povo mipibuense, poderá crer que os sibaritas dos conselhos sem saúde ainda não sabem que os problemas apontados pela população têm que ser resolvidos aqui e agora pela prefeitura?

Tudo isto é um circo armado pela giroflex e capitaneado pela palhaça-mor, pretendendo atuar como uma cortina de fumaça tóxica ante os olhos dos incautos, ou melhor, o famoso boa noite cinderela.

Depois irão dizer que isso é coisa da oposição.


STVBrasil participará de reunião do DIÁLOGO REGIONAL: América Latina

De domingo, 26, à segunda-feira, 27, a STVBrasil estará participando da reunião do Diálogo Regional Latinoamericano da Comissão Global sobre HIV e Direito, promovida pela Comissão Global sobre HIV e Direito, em São Paulo, SP.

O objetivo do Diálogo Regional é proporcionar um foro para que os governos e as organizações da sociedade civil da América Latina estabeleçam um diálogo construtivo, incluindo o intercâmbio de informações e experiências sobre a criação de contextos jurídicos favoravéis, eliminação dos obstáculos legais e o estigma e a discriminação no contexto do HIV.

O Diálogo Regional dará ênfase aos temas como leis e práticas relacionadas com:
1. A marginação e a criminalização das pessoas que vivem con HIV e vulneráveis ao HIV;
2. A violência contra as mulheres e o impacto sobre a vulnerabilidade ao HIV;
3. A discriminações no contexto do HIV;
4. O acesso ao tratamento relacionado com HIV, e;
5. HIV e a infâcia.

RECEPÇÃO

Diretores da STVBrasil receberam na noite desta quarta-feira, 23, o Diretor Adjunto do Departamento Nacional de DST AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Professor Eduardo Barbosa.


Acompanhados pelo coordenador do Programa Municipal de DST AIDS de Natal, Wilson Dantas, a recepção aconteceu em um dos melhores restaurantes de Natal, onde os anfitriões deram as boas vindas ao amigo Eduardo Barbosa e trataram de questões importantes sobre a saúde pública.

BONECAS DE PANO

O comentário pela província dá conta de que o arraiá da prefeitura tinha muita boneca de pano, à moda mais tradicional que se podia imaginar.

De acordo com um servidor, que pede para não ser identificado, "Só faltou mesmo o balaio para colocar elas todas dentro e expor na frente do mercado por um real."

Tinha até boneca seca esticada a bisturi paulista!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

CORDA BAMBA

Em vários locais, a juventude está indo às praças; no mundo árabe, lutando pela democracia, acampados nas praças, como a Tahrir, no Egito; nos países europeus, por emprego, como na Praça Catalunha, em Barcelona, e no Portal Del Sol, em Madri. Tanto no mundo democrático da Europa, quanto no Egito sem democracia, a juventude está carente de mudanças, descontente com os rumos da sociedade em que vive. Seja por falta de democracia, de emprego, de paz, de lazer ou de cultura.

No Brasil isso não está acontecendo. Aparentemente, nossos jovens estão contentes, mas, na verdade, eles não percebem a corda bamba por onde caminham ao longo da vida.

A infância, a adolescência e a juventude brasileira caminham sobre uma corda bamba, da qual milhões vão caindo antes mesmo de chegar à idade adulta.

Logo no início da vida, crianças caem da corda bamba por falta de uma UTI infantil ou porque as mães são desprezadas pelos pais e terminam abandonando o recém-nascido. Milhões de crianças, que sobrevivem às primeiras horas de vida, continuam na corda bamba por falta de comida, de brinquedos, de estímulos educacionais, sem escolas maternais e sem o acompanhamento de mães preparadas ou de creches com qualidade. Caem da corda antes mesmo de começarem a caminhar.

Das que sobrevivem aos primeiros anos, milhões nem ao menos conseguem chegar à escola. Depois de caminhar alguns anos na corda caem logo depois, por não conseguirem entrar na escola, ficarem sem o desenvolvimento intelectual necessário e seguirem na vida sem as ferramentas básicas necessárias à vida moderna, tais como, emprego, renda e acesso a serviços essenciais.

Mesmo as que entram na escola, continuam caminhando sobre a corda bamba. A pobreza das famílias e a má qualidade da escola expulsam a maioria delas antes mesmo do fim do ensino médio. São derrubadas da corda, jogadas no chão, sem alternativas. Das que concluem o ensino médio, mais da metade não teve um ensino de qualidade e, por isso, não entrará no ensino superior, nem em um curso profissionalizante competente, ou entrará, mas abandonará o curso por incapacidade de segui-lo até o fim. Pode até obter um diploma, porém sem conhecimento superior e ficará sem emprego de nível e renda superiores.

Ao longo de todo esse tempo, e mesmo depois, essas crianças, adolescentes e jovens estarão em uma corda bamba que ameaça derrubá-las pela morte violenta antes do tempo, pela droga que age como o motor do balanço da corda por onde caminham os jovens.

Um amigo, uma decepção, uma cobrança, o simples trago em um cigarro errado ou num copo de bebida pode empurrar o jovem para a queda com uma pequena chance de recuperação.

Mesmo os que não caem por força do empurrão das drogas, caem pela ociosidade, sem escola e sem emprego.

Mas não é apenas a escola sem qualidade e a falta de renda da família que derrubam crianças. Os adolescentes e jovens de renda média e alta também caminham por uma corda bamba, pela falta de atividades e por causa de uma escola aparentemente boa, em comparação com as péssimas. Ou porque também correm o risco do consumo de drogas ou da droga do consumismo. Move a corda também a alienação da voracidade do superconsumo para aqueles que aparentemente chegaram ao outro lado, mas vivem sacrificando a vida para o enriquecimento sem valor existencial.

E quase sempre se endividando, seja pela dívida consigo mesmo, por não atender aos desejos de consumo de luxo, seja pelo endividamento com os bancos para poder comprar o luxo que deseja. Endividam-se pelos desejos de compras não realizadas ou com os bancos pelo financiamento para realizá-los.

Concorre para mover a corda a corrupção na política. Não apenas pelo desperdício de recursos públicos que vão para os bolsos de alguns, em vez de ir para as políticas públicas, com investimentos para os jovens. Pesam também a decepção e a alienação que excluem os jovens da participação política.

No Brasil, atravessar os anos antes da vida adulta é caminhar sobre uma corda bamba, balançando constantemente diante da omissão do setor público, da desarticulação das famílias, da necessidade de consumo, da violência da droga e, sobretudo, por falta do estável terreno da educação de qualidade assegurada a todos.

Cristovam BUARQUE é senador (PDT-DF).
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A SOBERBA E A HUMILDADE

Em uma dessas tardes juninas mipibuenses, em conversa com um colega, ouço este caso.

Dois amigos, que chamaremos apelas por Zé e Xico, seguiam para Natal no veículo do Zé. Em meio ao caminho o Xico vê uma placa em um terreno onde estava escrito, em letras garrafais, VENDE-SE e logo abaixo FOR SALE.

O Xico, em um relampejo de raciocínio, vira-se para o Zé e exclama:

- Zé, esse tal de FOR SALE tem muitas terras! Em todo lugar que eu ando em tem terreno para vender. Até em São Miguel, quando estive lá ví terrenos dele. Eita cabra de dinheiro é FOR SALE!

Tomado por um verdadeiro espasmo acompanhado de uma grande risada, Zé lhe disse:

- Xico, você sabe quem é esse FOR SALE? Se você for humilde e me perguntar eu lhe direi. Me pergunte!

Tomado por uma crise de orgulho o Xico esbravejou:

- Você só quer saber de tudo! Você pensa que sabe de tudo? Só porque estudou no MOBRAL você pensa que sabe mais do que eu? Pois eu não vou perguntar. Você é um burro!

Preocupado em esclarecer ao amigo do que realmente se tratava, o Zé insistiu:

- Amigo Xico, você está errado, me pergunte e eu lhe explico! Mas você tem que ser humilde para poder entender.

O Xico, ainda mais raivoso com o Zé e tomado pelo impetuoso orgulho dispara:

- Não vou perguntar! Eu sei que essas terras são do doutor FOR SALE e ele vai vender todas elas e pronto! Você é um besta e ignorante. Não sabe de nada!

E assim seguiram os dois até o seu destino. O Zé tentando mostrar ao amigo que ele estava errado e esclarecer-lhe e o Xico, mergulhado na soberba, impedido de enxergar pela venda presa em suas próprias mãos.

Esta é uma lição com a qual todos devemos aprender. Apesar do tom cômico, muito de realidade se esconde por entre as linhas deste conto.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

OPORTUNIDADE II

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO - PNUD

EDITAL

Extrato de contratação BRA/00/021
PROJETO DE ORGANISMO INTERNACIONAL
PNUD - BRA/00/021 CONTRATA

CONSULTOR: 01 (uma) vaga

Atividades: O consultor deverá identificar e analisar as ações propostas e os resultados alcançados no VII Plano Setorial dos Recursos do Mar no âmbito da conservação marinha; Elaborar documento com ações futuras voltadas à conservação e uso sustentável do ambiente marinho, e acompanhar a elaboração do referido plano; Elaborar relatório final com dados do processo de construção do VII Plano Setorial dos recursos do Mar.

Requisitos Exigidos: Profissional com nível superior em Biologia, Oceanografia, Ecologia e áreas afins com experiência mínima de 3 anos na formulação e implementação de políticas públicas voltadas para a conservação e gestão da zona costeira e marinha, experiência mínima de 3 anos com elaboração de diagnósticos e levantamento de dados sobre biodiversidade marinha e desejável experiência em processos de articulação interinstitucional.

Tipo de Contrato: PRODUTO
Duração do Contrato: 6 (seis) meses
Local de Trabalho: Brasília - DF

O candidato deverá enviar o seu Currículo até o dia 28/06/2011 (data limite para postagem) para a Caixa Postal Nº: 8526 - CEP: 70.312-970 - Brasília-DF - O CANDIDATO DEVERÁ OBRIGATORIAMENTE INFORMAR NO ENVELOPE O CÓDIGO: BRA/00/021-8.3- ZONA COSTEIRA. Estará disponível para o candidato o Termo de Referência no seguinte endereço eletrônico:


Em atenção às disposições do decreto nº 5151, de 22 de julho de 2004, informamos que estas contratações serão efetuadas mediante processo seletivo simplificado (análise de curriculum e entrevista), sendo exigido dos profissionais a comprovação da habilitação profissional e da capacidade técnica ou científica compatível com os trabalhos a serem executados.

OPORTUNIDADE

Seleção de consultor para pesquisa sobre direitos LGBT

O Ministério da Justiça está selecionando consultor acadêmico para realizar pesquisa sobre direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). O estudo consiste em levantamento e análise dos acórdãos dos Tribunais Superiores brasileiros, dos instrumentos normativos em vigor e das propostas legislativas em tramitação no Congresso Nacional relacionados ao tema.

O candidato deve ser graduado em Ciências Humanas ou Jurídicas com mestrado ou doutorado concluído. Também são exigidas: experiência mínima de dois anos em pesquisas envolvendo questões de gênero, sexualidade e direitos humanos; atuação em pesquisa relacionada ao processo legislativo e à jurisprudência; e participação em iniciativas de efetivação dos direitos da população LGBT.

Interessados devem enviar currículo para o endereço eletrônico srjconsultores@mj.gov.br até o dia 1º de julho.

RESPOSTA

A prefeita Norma Ferreira, através do seu chefe de gabinete, o amigo João Freire, informa que a obra que está sendo efetuada na frente da prefeitura trata-se de uma rampa de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. Ou seja, a obra objetiva garantir acessibilidade.

O Mipibuense agradece o apoio do amigo Joãozinho e se coloca a disposição sempre que se fizer necessário para levar ao povo mipibuense a verdade sobre os fatos da cidade.

domingo, 19 de junho de 2011

RN é terceiro lugar em número de reprovação no Nordeste

Os indicadores mais recentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), revelam uma triste constatação: piora o índice de qualidade na rede pública estadual do Rio Grande do Norte.

As altas taxas de evasão e a reprovação escolar, em todos os níveis, mostram que existe uma diferença abissal entre o que é ensinado na rede particular e o que é ministrado nas escolas públicas.

Em 2010, de acordo com o levantamento que ficou pronto no mês passado, 18,3% dos alunos matriculados no Ensino Fundamental da rede estadual norte-rio-grandense foram reprovados, enquanto a reprovação da rede privada foi de apenas 4,5%. O alento é o nível médio, onde não há diferença tão grande: a reprovação é de 6,4% nas escolas estaduais, e de 6,2% nas particulares.

Entre os estados do Nordeste, o Rio Grande do Norte aparece em 3º lugar no ranking de reprovação no que diz respeito aos colégios da rede estadual. O menoríndice é o do Maranhão (10%), e o maior de Sergipe (23,5%), que também amarga o pior percentual do país.

Para secretária estadual de educação, Betânia Ramalho, parte da explicação sobre esse índice de reprovação reside na passagem do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental. "Com a mudança no sistema pedagógico, há uma dificuldade de acompanhamento, readaptação ao método de ensino. Sai a figura do professor polivalente, entra o professor por área de conhecimento. E, com a fragilidade na base do sistema, torna-se frágil sua continuidade", analisou.

A escola pública, segundo a secretária, ainda não tem atratividade para o aluno. Some-se a isso as condições sócio-econômicas desfavoráveis, a trajetória familiar do alunado e a falta de incentivo governamental. "A escola pública é um reflexo da sociedade brasileira. A rede privada, além de ter uma escola mais bem estruturada, tem a família que acompanha e fatores importantes para elevar os índices de aprovação, como aulas suplementares, de reforço, entre outros mecanismos".

Eleika Bezerra, educadora do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), complementa a informação da secretária, acrescentando que, enquanto o cliente da escola pública não alterar seu nível de exigência, sua qualidade vai ser questionada. "Me convenci de que a apatia, a indiferença dos que frequentam a escola pública é muito grave. A educação pública não é prioridade. Hoje em dia o governo incentiva o crescimento do número de matrículas, mas não adianta o aluno estar na escola se não se sabe o que acontece dentro dela", critica.

Faltam recursos e continuidade administrativa

Não há dúvidas que os recursos da educação pública são insuficientes. O custo-aluno, nas séries onde mais se verificou altos índices de reprovação no estado (6º ao 9º ano) é de R$ 1.899,61. "Com o alto índice de reprovação e repetência, o custo-aluno acaba se configurando custo-desperdício.

O investimento somos nós que pagamos", conclui a educadora do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Eleika Bezerra. A secretária estadual de educação, Betânia Ramalho, credita o insucesso da maioria das escolas públicas à falta de foco. "Em 8 anos, foram dez secretários e, nesta situação, não há como haver foco num projeto educativo. Por isso iniciamos, ao assumirmos a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC), uma política centrada no ensino e aprendizagem. Fazer com que haja ensino para que haja aprendizagem".

É preciso mais. "Uma escola tem que ser atrativa, deveria ser o prédio melhor aparelhado, que sirva de referência não apenas ao aluno, mas a toda sociedade. Deveria ser um templo", avalia Betânia,que declarou ter iniciado um projeto de educação para fazer com que os recursos do MEC e do Estado incidam na formação continuada dos professores e na melhoria das escolas públicas do Rio Grande do Norte. "A educação inclui valores, inclui formação para a cidadania, tanto nos direitos quanto nos deveres do cidadão. Sem esse equilíbrio, e um estado forte socialmente, essa equação não fecha", afirma ela.
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Fonte: dnonline

BAZAR TERRA VIVA

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DIPLOMA DE INCOMPETÊNCIA

Este é o verdadeiro diploma deste governo municipal. Diploma da incompetência, da incapacidade, da falta de vontade política e da ignorância e arrogância.


REENCONTRO

Na sexta-feira, 17, após uma intensa semana de trabalho paramos para um almoço e eis que, em meio a praça de alimentação de um dos grandes shoppings da capital, reencontramos os amigos mipibuenses Charlie Brown e Joel, com quem conversamos durante um bom tempo.

Nosso abraço aos amigos Charlie Brown e Joel.


CONSTRUÇÃO??????

A equipe dO Mipibuense receu várias indagações de leitores e leitoras sobre o que seria esta construção que está sendo feita na calçada da prefeitura.



Neste sábado, 18, nossa equipe esteve no local e flagrou a própria prefeita visitando a obra. Até tentamos conversar com a prefeita mas a mesma fez questão de se esquivar e não nos atender.

Um cidadão bem humorado que passava pelo local nos disse crer que se trata do "palanque 2012".

Se a própria autoridade se esquiva o que dizer do restante da girô e tamboreteiros(as)?

FLORES

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009