sexta-feira, 25 de junho de 2010

Hepatite C é ligada a número de parceiros

Hepatite C é ligada a número de parceiros

Estudo observou atitudes comuns entre infectados; jovens que fazem sexo com muitas pessoas são grupo de risco Pesquisa da USP associa transmissão do vírus a "conexões"; doença atinge cerca de 2% da população brasileira Uma pesquisa da USP sugere que homens jovens e promíscuos são as vítimas preferenciais da HEPATITE C, doença incurável cujos mecanismos de transmissão não são bem conhecidos.

Analisando 591 portadores do vírus em São Paulo, os pesquisadores verificaram que a transmissão do vírus está diretamente relacionada às "conexões" que uma pessoa estabelece.

A análise das conexões por meio do número de parceiros sexuais não é a toa: "O sexo é um bom indicador de como são formadas as estruturas sociais", explica Paolo Zanotto, virologista do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e coautor do estudo.

Entre os pacientes com "alta conectividade" (que tiveram mais de 50 parceiros sexuais), 60% têm o subtipo 1a da doença e a maioria está na faixa etária de 30 anos.

Já entre os de "baixa conectividade" (menos de 5 parceiros sexuais), 40% têm o subtipo 1b da HEPATITE C e foram contaminados por transfusão de sangue.

"Menos de um terço dos pacientes infectados pelos subtipos 1a e 3a da doença são usuários de drogas injetáveis. Claramente o vírus está sendo transmitido por outras vias", diz Camila Malta Romano, pesquisadora do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo da USP e coordenadora do estudo.

Para a especialista, as pessoas mais jovens e os homens, que têm mais parceiros sexuais do que as mulheres, estão no grupo de risco. "Não existe confirmação de que a relação heterossexual possa transmitir HEPATITE C. Mas observamos uma maior incidência de um subtipo do vírus entre pessoas com mais parceiros", diz Romano.

Os cientistas também notaram que o subtipo 1a do vírus, mais comum nos grupos considerados "mais conectados", é o que mais tem crescido em número de casos.

O estudo não pretendia avaliar a dinâmica da transmissão do vírus, mas acabou fazendo um mapeamento ao observar alguns comportamentos comuns em indivíduos contaminados.

O trabalho é inédito no mundo e os primeiros resultados foram publicados hoje no periódico científico de acesso livre PLoS ONE, da Public Library of Science.

CONEXÕES

Zanotto, responsável por um trabalho maior que envolveu quatro vírus -HIV, HCV (da HEPATITE C), RSV (vírus respiratório) e hantavírus (transmitido por roedores)- explica que a análise comportamental foi uma espécie de braço do trabalho.

A ideia de conexões usada pelo especialista tem a ver com a teoria do físico Albert-laszlo Barabasi, que no livro "Linked -a Nova Ciência dos Networks", lançado no Brasil em 2009, analisa o impacto das conexões das pessoas em vários aspectos da vida -até na medicina e na saúde.

"Queremos, agora, entender as conexões dos portadores do vírus HCV", afirma Zanotto, da USP.
O vírus da HEPATITE C, descoberto em 1989, atingia inicialmente pessoas que recebiam transfusão de sangue.

Depois da implantação das políticas de controle da transmissão por transfusão, as causas da doença passaram a ser um ponto de interrogação para cerca de 40% dos casos.

Estima-se que 190 milhões de pessoas no mundo tenham HEPATITE C. No Brasil, aproximadamente 2% da população está contaminada. Ainda não há vacina.
________________________
Fonte: Folha de S. Paulo

quinta-feira, 24 de junho de 2010

TRIBUNA POPULAR

Um leitor nos envia a seguinte pergunta:
"Perceval, um blog local está anunciando como certa a candidatura a prefeito ou a vice de um dos maiores poluidores do rio Mipibu. O que você tem a dizer como ambientalista?"
Em atenção ao nosso leitor, temos a informar o que segue.
1) Particularmente não votei, não voto e NÃO VOTAREI em responsáveis diretos pela poluição do meio ambiente, principalmente do Rio Mipibu;
2) Qualquer candidato, de qualquer partido, que se associe a poluidores do Rio Mipibu para se eleger não contará com meu voto e nem deve contar com o voto do Povo sofrido de São José de Mipibu;
3) Se, por ventura, um forasteiro e poluidor do nosso Rio Mipibu se apresentar como canidato a prefeito, tenha certeza, amigo leitor, a nossa cidade apresentará um filho legítimo seu para representá-la, um filho do Povo, um Mipibuense Verdadeiro.
Sabemos que esta pergunta é uma tentativa de instigar o afloramento de nomes, mas este não é o espaço para tanto. Porém, o verdadeiro filho da Terra Mipibuense não foge a luta em defesa dos direitos do seus irmãos e irmãs. E permitir que aqueles que envenenam o nosso Povo assumam o comando da cidade seria o mesmo que cometer o suicídio.
Nosso Povo merece o melhor!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Presidente da Câmara Municipal recebe equipe da STVBrasil


O presidente da Câmara Municipal de São José de Mipibu, Kériclis Alves, recebeu nesta quarta-feira, 23/06/2010, a equipe de diretores da STVBrasil, sociólogos Perceval Carvalho e Conceição Barbosa.


Apesar de decorridos quase seis anos de espera, o encontro aconteceu na sede da casa legistaliva e transcorreu em clima solene, porém cordial e amigável.


Entre os temas a serem debatidos na reunião, os técnicos da STVBrasil priorizaram os seguintes:

a) Proposta de lei municipal com o objetivo de doar a rua para a loja adriano móveis;

b) Criação do Parque Municipal da Bica;

c) Liberação dos recursos destinados às organizações da sociedade civil, prevista no orçamento municipal;

d) Perseguição a trabalhadores por parte da secretaria de educação municipal e fechamento de salas de aula e escolas;

e) Apoio da Câmara as atividades do Dia Municipal de Defesa dos Direitos Humanos;

f) Democratização dos recursos do Projeto Câmara Cultural.


A reunião durou cerca de duas horas, regada a agua e cafezinho, ocorrida na ante-sala da Câmara Municipal. O ponto mais polêmico e controvertido foi o que tratou do tal projeto de lei que quer desafetar a rua lateral da loja adriano móveis.


O PROJETO BANDIDO


O tal projeto, ao contrário do que foi comentado, é de autoria da própria prefeita Norma Ferreira e, bastante obscuro, objetiva mudar a destinação daquela rua. Ou seja, se o projeto for aprovado a rua deixará de ser rua e passará a ser apenas uma área pertencente a prefeitura, sem qualquer justificativa para tanto, abrindo caminho para que a prefeitura possa doá-la à quem bem entender, bastando para tanto uma canetada.


Após larga discussão, quando o presidente da Câmara fez questão de deixar claro que é contra a doação da área à loja, foi decidido que o projeto não será votado até seja devidamente esclarecida a destinação a ser dada a rua. A STVBrasil propôs a imediata transformação da rua no Corredor das Artes, em respeito ao requerimento do vereador Jean Nerino, já aprovado pela casa, a fim de beneficiar os produtores(as) de artezanato local e promover a geração de renda no município. O vereador Kériclis se comprometeu de agendar uma nova reunião entre a prefeitura, câmara e STVBrasil a fim de que o projeto seja melhor explicado.


PARQUE MUNICIPAL DA BICA


A STVBrasil relatou a situação do Rio Mipibu e Mata da Bica e detalhou o processo de poluição das águas e degradação da Mata ciliar, pedindo a urgência de medidas para criação do Parque Municipal da Bica. O presidente da Câmara mostrou-se sensível a causa e pediu que a STVBraisl apresente uma indicação à Câmara sobre o assunto e prometou se empenhar para a criação de uma frente parlamentar de defesa do meio ambiente a fim de discutir a criação do Parque e as demais demandas ambientais.


RECURSOS DA OSC


O presidente da Câmara se comprometeu em fazer gestão junto ao executivo municipal a fim de viabilizar o repasse dos recursos alocados no orçamento municipal às ONG ainda este ano, bem como, por sugestão da STVBrasil, estudar a possibilidade de criação de um fundo, junto ao orçamento da Câmara, a fim de apoiar projetos sociais da cidade, através de editais de seleção.


PERSEGUIÇÃO A TRABALHADORES E FECHAMENTO DE SALAS E ESCOLAS


Os técnicos da STVBrasil informaram ao Vereador Kériclis a situação de dezenas de trabalhadores(as) que estão sendo perseguidos(as) pela secretária de educação, do fechamento de salas de aula e até de escolas em pleno ano letivo e sugeriram que a Câmara Municipal recomende a suspensão de tais medidas abusivas e que a secretaria de educação pare de perseguir trabalhadores e que qualquer ato da secretária de educação seja adotado com as formalidades da lei, inclusive de forma expressa e respeitando o novo Plano de Cargos e Salários, recentemente aprovado. O presidente Kéricles foi além e disse que vai pedir para que uma comissão da Câmara visite as escolas e a secretaria de educação para obter mais informações sobre esse caso.


DIA MUNICIPAL DE LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS


Ficou acordado que a Câmara apoiará as atividades do Dia Municipal de Luta em Defesa dos Direitos Humanos e que a STVBrasil deverá enviar um projeto para tanto.


DEMOCRATIZAÇÃO DO PROJETO CAMARA CULTURAL


Após debate ficou acordado que o presidente da Câmara determinará a realização de um estudo a fim de viabilizar a criação de um fundo destinado a apoiar as ações das organizações da Sociedade Civil.


Ficou acordado ainda que o presidente da Câmara, dentro de 30 dias, manterá contato para apresentação dos encaminhamentos.
O Mipibuense vai acompanhar de perto todas as discussões e decisões e manter você leitor e leitora informados do desenrolar dos fatos.


SOCIEDADE TERRA VIVA
10 ANOS DE LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS DO POVO MIPIBUENSE


"Quando a gente gosta e claro que a gente cuida."

CAMISINHA ANTI-ESTUPRO


A África do Sul tem um dos maiores índices de estupro do mundo. São cerca de 50 mil casos registrados por ano, incluindo violência contra crianças. Segundo dados publicados em fevereiro deste ano, o país registra um ataque a cada 26 segundos. Pensando em mudar isso, a sul-africana Sonnet Ethlers, inventou em 2005, uma espécie de CAMISINHA que "morde" o pênis do agressor.

Segundo o jornal inglês "The Sun", a CAMISINHA batizada de "RapeX" vem sendo distribuída durante a Copa do Mundo. Feita de látex e de farpas afiadas de metal ela engancha ao pênis do estuprador e só sai com cirurgia. O PRESERVATIVO é introduzido como os absorventes íntimos, diretamente no canal vaginal.

Sonnet pretende distribuir 30 mil antes de vender o produto por US$ 2. Ela consultou especialistas e estupradores quanto à segurança da CAMISINHA. Alguns críticos garantem que a invenção pode trazer riscos à vida da vítima. Já os presos por estupro disseram que o produto inibiria a prática do crime. Além de proteger dos estupros, a "rapex" também ajudaria na prevenção contra o vírus da AIDS e evitaria que as vítimas engravidassem do estuprador.
__________________
Fonte: SRZD

terça-feira, 22 de junho de 2010

STVBrasil se reunirá com a presidência da Câmara dos Vereadores nesta quarta-feira

Em uma reunião histórica a STVBrasil estará debatendo problemas da cidade de São José de Mipibu, nesta quarta-feira, 23, com o presidente da Câmara dos Vereadores, Kériclis Alves.
Na proposta de pauta os dirigentes da Sociedade Terra Viva estão levando questões importantes como a do fechamento da rua laterial da loja adriano móveis, que se encontra sendo utilizada para fins particulares em prejuízo de mais de 40.000 mipibuenses.
Nesta terça-feira, 22, nossa equipe conversou, por telefone, com o vereador e presidente da casa legislativa municipal, vereador Kériclis, quem dedicou atenção ao pleito popular e, quando informado da insatisfação do Povo em relação ao caso do fechamento da rua, afirmou que já providenciou para que o tal projeto de lei de desafetação da rua seja retirado da pauta de votação da Câmara. Disse, ainda, que pretende se reunir com a STVBrasil para debater o assunto e que o projeto não reotornará ao plenário sem que seja amplamente discutido com a sociedade.
Esta atitude mostra sensibilidade do presidente do legislativo municipal com relação ao clamor popular. Já os representantes da STVBrasil esperam poder levar ao parlamento os anseios do Povo Mipibuense e, juntamente com os edis, poder abrir o debate e buscar soluções que possam oferecer respostas aos problemas da comunidade.
Após a reunião estaremos publicando todas o seu teor, aqui nO Mipibuense.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

FECHADA MAIS UMA ESCOLA EM MIPIBU

Agora foi a vez da Creche Mário Monte, na Avenida Moizaniel de Carvalho.
c

Na tarde desta segunda-feira o Demônio das Laranjeiras se abateu sobre a Creche e espalhou o terror sobre as criancinhas daquela ex-unidade educacional.
c

Como em uma passagem bíblica, o que se viu foi choro e ranger de dentes inocentes e dos trabalhadores que alí laboravam dignamente.
c
Em uma morna tarde mipibuense, de repente, o Demônio das Laranjeiras, soltando fogo pelas ventas e fumaça pelo rabo, destruiu o sonho de dezenas de crianças.
c

E o falecido sinte, o que tem a dizer?
c

Além de não trabalhar e apoiar o Kalango de Acari a fugir da sala de aula, o falecido é o retrato do peleguismo.
c

Sangue de Cristo tem poder!!!!!!!!!!!!!!!!
c

Irmãos, orai e vigiai!!!!!!!!!!!!!

domingo, 20 de junho de 2010

O MUNDO PERDEU SARAMAGO


Não me Peçam Razões...


Não me peçam razões, que não as tenho,

Ou darei quantas queiram: bem sabemos

Que razões são palavras, todas nascem

Da mansa hipocrisia que aprendemos.

Não me peçam razões por que se entenda

A força de maré que me enche o peito,

Este estar mal no mundo e nesta lei:

Não fiz a lei e o mundo não aceito.

Não me peçam razões, ou que as desculpe,

Deste modo de amar e destruir:

Quando a noite é de mais é que amanhece

A cor de primavera que há-de vir.

...

Saramago nasceu na vila de Azinhaga, no concelho da Golegã, de uma família de pais e avós pobres. A vida simples, passada em grande parte em Lisboa, para onde a família se muda em 1924 – era um menino de apenas dois anos de idade – impede-o de entrar na universidade, apesar do gosto que demonstra desde cedo pelos estudos. Para garantir o seu sustento, formou-se numa escola técnica. O seu primeiro emprego foi serralheiro mecânico. Entretanto, fascinado pelos livros, à noite visitava com grande frequência a Biblioteca Municipal Central — Palácio Galveias na capital portuguesa.


Saramago faleceu no dia 18 de junho de 2010 e teve seus restos mortais cremados neste domingo, aos 87 anos de idade, na sua casa em Lanzarote onde residia com a mulher Pilar del Rio, vítima de leucemia crónica.

GRUPO DE TEATRO TERRA VIVA


Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do processo de seleção para o Grupo de Teatro Terra Viva.


As inscrições podem ser feitas na sede da STVBrasil, na Rua Cônego Lustosa, 156, Centro, São José de Mipibu, no horário das 08 às 12 horas, de segunda à sábado.


Mais informações pelo telefone 3273-3980, e-mail stvbrasil@hotmail.com ou na sede da STVBrasil.

Sonho ...

"Sonho com um dia em que não mais veremos nossas crianças serem expulsas das suas salas de aula, a jorrar seus prantos por sombre os ombros dos seus mestres.

Sonho com um dia em que nenhum de nós, os filhos da humildade e da simplicidade, tenhamos que nos curvar diante daqueles que nos maltratam, por medo de sofrer.


Sonho com um dia em que nossos filhos não tenham mais que buscar nas drogas o que a escola não lhes ofereceu, um futuro.


Sonho com um dia em que homens e mulheres serão respeitados em razão da sua condição humana e não mais por seu poder econômico.


Sonho com um dia em que nenhuma família sofra com a falta de alimento, enquanto aqueles e aquelas a quem meu Povo paga altos salários desfrutam mesas fartas.


Sonho com esse dia desde que pisei pela primeira vez neste chão e percebi que nasci no meio de meu Povo e sou parte dele. Que não serei feliz enquanto houver um só de minha gente sofrendo com a injustiça."

COPA 1994 ...

Corria o ano 1994 e os mipibuenses comemoravam o sucesso Brasileiro.

Após vencer a Itália, por 3 x 2, quando o jogador Baggio, ao perder um pênalti, dava início a festa Brasileira.


Martin Luther King

"Cada dia é o dia do julgamento, e nós, com nossos atos e nossas palavras, com nosso silêncio e nossa voz, vamos escrevendo continuamente o livro da vida.

A luz veio ao mundo e cada um de nós deve decidir se quer caminhar na luz do altruísmo construtivo ou nas trevas do egoísmo.

Portanto, a mais urgente pergunta a ser feita nesta vida é: O que fiz hoje pelos outros?"

AÇÃO POPULAR CONTRA A PREFEITA VAI PEDIR O EMBARGO DA OBRA DO PREÁ

Nossa equipe tomou conhecimnto, neste final de semana, de que um mipibuense, cujo nome não estamos autorizados a publicar, está propondo uma ação popular pedindo o embargo da obra localizada na Praça, em frente ao antigo cinema, mais conhecida como jogo do preá ou favelinha. Assim apelidada por muito se assemelhar ao antigo jogo onde se colocava pequenas casinhas em círculo e um preá era solto no centro para entrar em uma delas.

A obra, como a maioria das ações deste governo, não vem agradando aos mipibuenses e, segundo a argumentação, está descaracterizando a paisagem urbanística e bloqueando a visão do sítio histórico do centro da cidade, além de ser objeto de incentivo a criação de mais um cachaçódromo em Mipibu.
Pelo andar da carruagem a prefeita, se não cuidar em ouvir a população o mais depressa possível antes de suas decisões impopulares, vai sair do governo com uma densa coleção de desafetos e ações judiciais para se defender.
Nunca, na história de São José de Mipibu, se viu tanta insatifação popular em face de umgoverno e a utilização, por parte do Povo, dos instrumentos constitucionais de defesa dos seus interesses.
Algúem da girô precisa dizer à prefeita Norma Ferreia que este caminho vai levá-la ao abismo e que ainda hà tempo para refletir e mudar sua conduta. Este Povo ainda é o Povo mipibuense, o mesmo que lhe concedeu o mandato na crença de que governaria para todos.
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009